“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Serra parecido com Maluf

... Serra parecido com Maluf

É verdade que nunca se soube direito o que a direita pretendia fazer caso ganhasse as duas eleições passadas. Mas dá para saber que a vida da imensa maioria dos brasileiros hoje seria pior. Nas ocasiões em que algum direitista fala por conta própria, como fez Sérgio Guerra à torpe Veja, o que se vê é muito palavrório, muita cara brava, muito elogio a si próprio e pouco mais.
Serra vai pela mesma via. Quando é perguntado, não responde. Se responde, não explica. Se tenta explicar, ninguém entende nada. O resultado é que prestar atenção no que o tucano diz tornou-se um exercício perfeitamente inútil. Cada vez mais, nesse ponto, Serra vai ficando parecido com o ex-governador paulista Paulo Maluf.
Fica complicado prever, assim, como a direita vai tratar o país. A palavra oficial é que serão mantidas as linhas básicas seguidas nos governos de FHC — algo que faz todo o sentido. Por aí dá para saber que, se a direita vencer, o país terá de enfrentar uma ruína com dimensões imprevisíveis.

Síndico de prédio
Serra e seus aliados não têm como responder com um mínimo de lógica às cobranças sobre a corrupção grosseira, o desmanche moral e a prodigiosa inépcia administrativa nos quais o governo FHC se perdeu. Não responderam até agora e não vão responder até o dia da eleição, pelo excelente motivo que ninguém consegue negar fatos provados em vídeo, áudio, assinaturas em recibos bancários e confissões públicas de culpa.
Não é possível, da mesma forma, mostrar obras que não existem e apresentar realizações que não foram realizadas. A verdade é que Serra terá a obrigação de mostrar o que a direita fez de concreto quando teve a oportunidade de fazer. Vai dizer o quê? Travou tudo, em suma. Para destravar, a única idéia que parece ter surgido é a de apagar o incêndio jogando jornais, revistas, portais, rádios e televisões em cima dele.
É claro que vai haver muita conversa sobre “responsabilidade fiscal”, “rigor orçamentário”, “estabilidade da moeda”, “liberdade de imprensa” e outras fantasias da mesma família. Trata-se de truque velho da direita. O que existe de certo, mesmo, é que ninguém deve contar com as falas da direita para tirar dúvidas pelo simples fato de que ela não tem o que falar. Se falar a verdade sobre o que pensa para o país, não ganha nem para síndico de prédio.


Postado por DANIEL PEARL
http://desabafopais.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário