“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, 28 de março de 2011

Diagramador, 28 de março é o seu dia


Profissional tem como desafio distribuir elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios, a fim de facilitar a leitura
Brasília, 27/03/2009 - Praticamente todo material impresso tem um dedo desse profissional: o diagramador. Peça fundamental na programação visual gráfica, na editoração de textos e imagens, tem como função facilitar a vida do leitor, dando valor ao que é mais importante numa seqüência de leitura. Neste sábado é comemorado o seu dia. Por isso, ao ler um jornal, uma revista ou até mesmo um folheto publicitário, lembre-se desse trabalhador. 
"O diagramador é um facilitador de leitura. Como consegue visualizar melhor, é responsável por colocar as informações numa ordem, como se fosse um arquiteto", relata Marcelo Ramos, diagramador em um jornal de Brasilia. "Com a chegada do computador, passou a trabalhar mais, formatando páginas eletrônicas". 
Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que no ano de 2007 foram gerados 214 empregos com registro em carteira. "O mercado oscila muito, mas não vejo muitas dificuldades. Onde se tem um bom profissional, há espaço. Mas como o futuro ficará muito na internet, será necessário fazer cursos para continuar no mercado", adverte.
A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação.
A editoração ou design editorial incorpora princípios do design gráfico que, por sua vez, é uma habilitação independente ou presente em cursos de design, além de ser uma disciplina que faz parte do currículo de Jornalismo e Publicidade.
CBO - De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, os diagramadores planejam serviços de pré-impressão gráfica; operam processos de tratamento de imagem, montam fotolitos e imposição eletrônica. Operam sistemas de prova e copiam chapas.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430  - acs@mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário