“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

quinta-feira, 17 de maio de 2012

"Linha Verde e Amarela sussa"



Quem andou recentemente no metrô paulistano já sabia que o acidente de quarta-feira, em que dois trens se chocaram e causaram dezenas de feridos, era uma crônica anunciada. O metrô está um lixo, completamente saturado, sucateado, as pessoas viajam como se estivessem indo num daqueles comboios dos nazistas que levavam os judeus para a morte, é um verdadeiro horror.
E, se de um lado temos essa situação de completo caos no transporte público em uma das maiores metrópoles do mundo, de outro ainda somos obrigados a ver e ouvir autoridades completamente divorciadas da realidade, sem coragem nem competência para exercer seus cargos, sem o mínimo de sensibilidade para entender o sofrimento que a população está passando ao ser obrigada a usar essas porcarias de trens e de ônibus, a gastar horas e mais horas para ir de casa ao trabalho ou para estudar.
A declaração do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao tentar explicar o acidente, dá a dimensão exata do nível das pessoas que administram a cidade e o Estado: segundo disse aos jornalistas, o choque entre os trens foi uma "encostada forte" e as pessoas se machucaram por estarem distraídas.
O governador Geraldo Alckmin, seu chefe, não ficou atrás e preferiu, ao ser perguntado sobre o acidente, falar sobre tais e tais linhas que seu governo pretende construir, tais e tais investimentos feitos em transporte na cidade, aquele blá-blá-blá oco e vazio que não diz nada e é muito usado por político igualmente ocos e vazios. Quem não se lembra nessas horas do caricatural Paulo Maluf, que nunca respondia diretamente uma pergunta que julgasse inconveniente? Como se vê, ele fez escola.
Essa atitude do secretário e do governador revela o descaso com que atuam na gestão pública e demonstra a falta de sentimentos que parece ser a característica de certo tipo de político, de certo modo de política que levou o Brasil a ser um dos campeões mundiais de desigualdade econômica e injustiça social. Os dois, porém, são, como se diz, "cobras criadas", estão jogando o jogo há bastante tempo, conhecem todos os atalhos que tornam o exercício do poder algo extremamente prazeroso - para eles.
São da velha escola. A nova escola, ouço no rádio uma vozinha feminina, quer mostrar que existe um "novo modo de fazer política". Essa voz, porém, pertence à mesma pessoa que escreveu, no restrito e revelador espaço do Twitter, no exato momento em que milhares de pessoas se perguntavam o que fizeram de errado para sofrer tanto nesta terra paulistana, uma frase de indisfarçável ironia, que define perfeitamente o caráter dessa gente:
"Metro caótico, é? Nao fosse p TV e Tuíter, nem saberia. Peguei Linha Verde e Amarela sussa. #mtoloco."
É isso aí. Esse é o novo jeito de fazer política.
São Paulo não precisa de mais nada, está tudo "sussa", o resto é apenas #mtoloco.
http://cronicasdomotta.blogspot.com.br/2012/05/linha-verde-e-amarela-sussa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário