“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

domingo, 4 de maio de 2014

Uma homenagem ao pioneiro Corinthians inglês

Uma homenagem ao pioneiro Corinthians inglês
© Getty Images

Hoje é comemorado o aniversário de 75 anos da fusão entre os dois clubes amadores que marcaram profundamente a história do futebol mundial. De fato, o Corinthian-Casuals FC pode estar na sétima divisão da Inglaterra, mas no começo do século 20, a equipe londrina viajou pelo mundo e serviu de inspiração para times como o Real Madrid e, é claro, para a criação do Corinthians Paulista, além de ter contribuído para a popularização do esporte bretão em todo o Brasil. 
Aproveitando a data, o FIFA.com presta uma homenagem especial àquele bravo grupo de futebolistas ingleses, que encantou o mundo da bola nos tempos do amadorismo e desapareceu de forma trágica há 100 anos
Corinthian FC foi fundado em 1892 por alunos da Universidade de Oxford com a missão de desafiar a supremacia da formidável seleção escocesa da época. Com o tempo, porém, o clube abraçou os valores mais nobres do esporte, optando por não competir nos principais campeonatos e praticando o futebol simplesmente por amor à camisa, sempre em nível amador. E foi assim que ele rodou o mundo para promover um jogo emocionante e da mais alta categoria.
A equipe desfilou talento da África do Sul ao Canadá, passando pela América do Sul e pelos quatro cantos da Europa. No caminho, inspirou o Real Madrid a adotar o célebre uniforme branco que veste até hoje. Contudo, foi a primeira visita ao Brasil, em 1910,  que perenizaria o nome do clube. Depois de assistirem à apresentação dos ingleses, em 1910, cinco operários do bairro de Bom Retiro, em São Paulo, fundaram o Sport Club Corinthians Paulista no dia 1º de setembro do mesmo ano.
No entanto, poucos se lembram que o Corinthian voltou ao país pela terceira vez quatro anos tarde. É que, na verdade, não se jogou futebol naquela excursão pela América do Sul. Depois de deixar o porto de Southampton com destino ao Brasil, o time foi surpreendido pela explosão da Primeira Guerra Mundial, no dia 6 de agosto de 1914. Aliás, conta-se que a embarcação que transportava os jogadores teria tido a sua rota alterada enquanto cruzava o Atlântico para evitar a emboscada de um navio militar alemão. 
Quando desembarcaram em solo brasileiro, os jogadores que eram membros da Reserva de Oficiais foram obrigados a se juntarem imediatamente aos compatriotas na guerra, regressando à Inglaterra no primeiro navio. Já os demais integrantes do elenco fizeram uma breve caminhada pelas ruas do Rio de Janeiro antes de embarcarem de volta para a Europa. E a viagem para casa não foi nada tranquila, em meio à esquadra naval germânica e ao disparo de um torpedo de alerta. Mas o navio aportou são e salvo na Inglaterra, e todos se alistaram. 
Após a guerra, somente um atleta do time de 1914 voltaria a excursionar com o clube. Aliás, Corinthian e Casuals perderam juntos quase 70 jogadores durante o conflito, e a melhor maneira de homenageá-los é por meio do legado futebolístico que deixaram. Afinal, hoje o Corinthian-Casuals FC é uma das agremiações esportivas amadoras mais proeminentes do globo, com 26 equipes juvenis, um time que visita escolas levando a mensagem do fair play e uma enorme base de seguidores no Facebook.
Em junho, a partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ será disputada na Arena de São Paulo, e a Inglaterra também terá a oportunidade de se apresentar na mais nova casa da nação corinthiana. No dia 19 de junho, os ingleses disputarão contra o Uruguai o segundo jogo da fase de grupos, e certamente recordarão os jogadores daquele famoso Corinthian que perderam a vida na Primeira Guerra, personificando o espírito do clube e o seu inabalável compromisso com o fair play.
http://pt.fifa.com/worldcup/news/y=2014/m=5/news=uma-homenagem-ao-pioneiro-corinthians-ingles-2333193.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário