“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Queimadas: redução parcial no Centro-Sul da América do Sul mas presente no NE

 A aproximação de uma nova frente fria que se verifica  hoje (09/11) e a formação de áreas de instabilidades sobre o Sul da America do Sul, amenizam parcialmente as queimas sobre o Bioma Pantanal do MS (Corumbá,Porto Murtinho), a Bolivia, a Argentina (norte) e o Paraguai, mas o risco médio de incêndios previsto permancerá nos proximos dias nestes setores, pois durante os últimos 15 dias a umidade relativa do ar esteve inferior a 40%.

Na região sudeste, o risco permanecerá estável e alto em SP nos próximos dias aonde serão observadas queimas isoladas, porém com a tendência de redução neste mês. (Figura 1)

Nos próximos 2 meses a maioria dos focos de calor será observada no setor Norte da  região Nordeste do país (em destaque MA, CE, PI, PE e PB) além no Centro-Norte do PA, com gradual redução até o inicio de Janeiro de 2011. Desde o inicio do mês anterior verifica-se na maior parte destes estados poucas chuvas e a estiagem já atinge mais de 40 dias consecutivos em alguns setores, seguindo a tendência da previsão de chuvas abaixo da média no trimestre NDJ. As temperaturas máximas ultrapassam os 38oC e a umidade minima permanece abaixo de 40%.





Figura 1 – Focos de calor detectados por diversos satélites entre ontem e hoje (09/11) e o mapa de risco de fogo previsto para hoje, utilizando o Modelo Regional Eta de 20km do Cptec. Observa-se a redução gradual do nivel do risco sobre o Pantanal, Paraguai, Bolivia e Argentina em relação às semanas anteriores. O Risco Critico permanece em SP, no PA e sobre o Nordeste do país.
Atualizado em 09/11/2010 11:13
http://bit.ly/aM780Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário