“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Imprensa cai em boato de que turistas teriam matado golfinho para fazer selfies

Imprensa acreditou em postagem nas redes sociais

A imprensa mundial divulgou, indignada, a notícia de que um grupo de banhistas em uma praia argentina haviam causado a morte de um golfinho após retirá-lo do mar apenas para tirar selfies. Porém, após o estardalhaço, ficou comprovada que a informação era inverídica.
 
O caso teria ocorrido durante a primeira quinzena deste mês, quando banhistas de uma praia de Santa Teresita, em Buenos Aires. A notícia se espalhou pelas redes sociais na última quinta-feira (18/2), deixando muitos internautas revoltados com a atitude dessas pessoas que, supostamente, teriam tirado de seu habitat natural o golfinho do tipo franciscana, uma espécie ameaçada de extinção, apenas para tirar fotos com ele.
 
Verdade ou mentira?
 
Após a repercussão, um turista chamado Hernán Coria deu entrevistas a vários veículos explicando que o filhote já estava morto ao ser resgatado pelos presentes na praia. No vídeo feito por ele, o animal parece já estar desfalecido quando foi pego por um homem. Ao fundo, escuta-se pessoas comentando que o mamífero já estaria morto, pois o animal não se debate em nenhum momento.
 
Em depoimento ao jornal Telefe, Coria também explicou que estava muito quente na ocasião e que muitos outros animais também apareceram mortos na costa argentina. O fato teria ocorrido no dia 10 de fevereiro e os banhistas estavam correndo, segundo ele, com o filhote no colo para tentar salvar o animal.

http://is.gd/D26mhc

Nenhum comentário:

Postar um comentário