“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”
Luís Fernando Veríssimo

sexta-feira, 11 de março de 2016

Grande bispo feladaputa

Dom Darci virou cobra de cabeça pisada: mentiras e ameaças

Jararaca

Querida Dra. Izaura Bezerra Francini, Ilhéus, Bahia
O seu comentário sob o vídeo do Canal Cartas e Reflexões Proféticas, apoiando minha postagem crítica à postura de dom Darci, ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, além de posicioná-la entre as pessoas nordestinas sérias, que fazem ciência o tempo inteiro na lida com a verdade, honra este blog e valoriza a luta do povo brasileiro.
Sua inquietação com a “pedagogia” usada por setores religiosos no processo contínuo de lavagem cerebral em favor dos poderosos e golpistas, de todas as denominações e tradições, faz todo o sentido. E a senhora mesma confirma ao nomear no seu comentário os polos alimentadores do fundamentalismo, da intolerância e do ódio eivado de destruição reinante nas igrejas.
Como doutora em Genética,Conservação e Biologia Evolutiva a senhora olha a vida clinicamente, obediente à maravilhosa imposição e funcionamento das leis da natureza, sem subverter e distorcer a verdade emanada da realidade pesquisada.
Respeitosa e afetivamente agradeço sua maravilhosa participação neste blog. Coloco-me à sua disposição para aqui contribuir com sua perspicácia, inteligência e pesquisa.
Diferentemente da senhora, comportam-se obtusamente muitos que enviaram comentários e ligações telefônicas ofensivos, mentirosos, caluniosos e destrutivos de minha pessoa.
Impressiona o fato de muitos católicos e evangélicos se posicionarem com ódio avassalador, indiscutivelmente escrevendo em tom assassino, mentiroso com clara intenção inquisitorial de destruir a gente.
Nesta manhã recebi telefones ameaçadores, inclusive de morte. Alguns se declararam católicos praticantes determinados a caçar bruxas, como na Idade Média.
Impressiona-me pela incoerência de quem se diz cristão. Cristãos de papo e beija santo, sem nenhuma marca do Cristo que dizem seguir.
Intimidar-me? Nunca! Jamais covardes que escrevem para cá e que ligam de todo o País, me ameaçando das piores coisas, me deixam com medo um segundo sequer.
Sei que um certo teólogo, que morava em Campo Grande, MS, ameaçado depois de criticar o neofascista Silas Malafaia, ligou para o site que publicou um artigo seu, pedindo que o retirasse do ar, tremendo de medo. O coitado não tem profundidade e prática sérias além de umas pesquisinhas infantis do tipo tempestade em pires com água. Logo que conseguiu a aprovação num concurso em universidade federal de Aracajú fugiu, porque não tem compromisso com a luta.
Comigo não. Tenho longa história de lutas e aprendi a conhecer a alma dos inimigos do bem, da justiça social, da democracia e do povo. Como ratos de esgoto, eles só aparecem durante as trevas das crises e das ameaças à democracia.
É claro que não publico comentários ofensivos, mentirosos, fascistas e ameaçadores. Este blog não é latrina. Porém não sou ingênuo, arquivo todos e os encaminho para meu advogado estudá-los e providenciar em possíveis boletins de ocorrências criminosas, já que os agressores têm que remeter os comentários através de seus e-mails e cujos IPIs de seus computadores são capturados. Meus telefones gravam os números das pretensas ligações anônimas.
Minha vida pessoal só tem algum valor quando na luta social com nosso povo. Nesse sentido não sou covarde para abandonar as trincheiras por causa de alguns rabos de ratos atravessados no caminho.
Não me arrependo nem refaço nada do que critiquei da postura odiosa e divisionista de dom Darci José Nicioli, ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida e um dos ex-diretores da Rede de Comunicação de Aparecida.
O atual bispo da Diocese de Diamantina, MG, teve contra si a mordida da cobra jararaca e numa delas se transformou. Chama contra si as pisadas contra a cabeça da cobra que incitou a sociedade a fazer contra o ex-presidente Lula.
Suas palavras desastrosas, mas reveladoras da alma fascista de seu pensamento e dos que com ele convivem, como mostra a foto na minha postagem, o fizeram uma jararaca em cuja cabeça a CNBB, os bispos sensatos e o Papa Francisco pisaram.
Com acerto o Papa Francisco o transferiu de Aparecida, um verdadeiro centro brasileiro e mundial de peregrinação, de onde passou a disseminar o ódio e a tentar abalar a saúde dos compromissos proféticos assumidos historicamente pela CNBB e pelo atual Papa peregrino da paz e da justiça social.
Com sua postura, dom Darci deu material para grupos extremados, fascistas e armados como a TFP, OPUS DEI, que treinam militarmente seus agregados. Certamente coisas como as ditas pelo ex-bispo auxiliar de Aparecida pode soar como sinal para que esses grupelhos entendam que pisar na cabeça da jararaca, referência a Lula e a todos os que militam na defesa da democracia e contra o golpe que se articula, signifique atos de violências fundamentalistas de atentado contra a ordem pública.
Pelo dia em que o indigitado bispo se pronunciou sinalizou a que fiéis católicos romanos engrossem as fileiras das manifestações fascistas em favor do golpe. Como também deu fôlego para que o ultrarreacionário Padre Paulo Ricardo continue com suas “teorizações” alucinadas anticomunistas e golpistas.
Até mesmo evangélicos se aproveitaram do impulso dado por dom Darci. Pelo menos aqui em Goiânia várias denominações evangélicas conclamam seus congregados a participar das manifestações de domingo. Propõem-se até abrir mãos das polpudas ofertas e dízimos que recolhem em nome do curandeirismo e das promessas de riquezas fáceis, já que depois de uma manifestação tensa, com tom de guerra civil impedirá que muitos retornem aos templos e lojas onde fazem seus shows espirituais.
O que chama a atenção é o gritante cinismo de dom Darci, de muitos dos grupos católicos romanos, de evangélicos, dos “brilhantes” comentaristas que enviam suas “preciosidades” para cá, alegando que são apolíticos e apartidários, defendendo ardentemente que nas missas e cultos não se fale em política.
Todavia, numa conjuntura como a quem vivemos, quando é necessário que todos colaboremos com o Brasil na defesa de nossa jovem e ameaçada democracia, eles fazem política sim. Pior, a mais negativa das políticas: as promovidas pela direita, pelo fascismo, pelos golpistas e pelos aventureiros irresponsáveis, ornamentados de corrupção e imoralidades, como seus líderes Cunha, Aécio, Serra, FHC, Temmer, Caiado, Aluysio Nunes, Paulinho da Forca, mídia esgoto e outros detratores.
Aí pode fazer política!
Atitude de rebanho, que apoia aventuras golpistas, é muito grave para contar com a participação dos chamados cristãos.
Em 1964 parte do episcopado romano se aliou à direita ajudada pelos Estados Unidos na derrubada do Presidente João Goulart. Também evangélicos fizeram o mesmo. Bispos, padres e pastores chegaram, nos primeiros anos da ditadura sanguinária, a colaborar entregando membros de seus cleros e fieis de suas igrejas para as prisões, torturas e mortes. Basta lermos os documentos coletados pela Comissão da verdade para vermos tais barbaridades.
Muitos, com as mãos ensanguentadas, se arrependeram por não serem mais informados, humildes e inteligentes. Mas os crimes de lesa humanidade foram praticados com sua colaboração.
Dom Darci e esses segmentos cínicos preferem que Lula e os movimentos sociais baixem a cabeça permitindo o golpe contra a democracia e a Nação brasileiras. Nossas reações e luta, para eles, tornam os combatentes alvos a serem pisados, como os coronéis faziam com os escravos revoltados.
Ainda bem, graças à sabedoria e sensibilidade social do Papa Francisco, que dom Darci foi transferido para a diocese de Diamantina. Lá é uma região altamente industrializada, de forte tradição e atuação das comunidades eclesiásticas de base e da classe operária. Qualquer indicativo de inocular veneno de jararaca nas relações sociais certamente sua cabeça será pisada para extração das presas injetoras de morte.
• Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais. 
• Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.
http://cartasprofeticas.org/2016/03/11/dom-darci-virou-cobra-de-cabeca-pisada-mentiras-e-ameacas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário